O que é Rubber banding?

Rubber banding é um termo utilizado na indústria de jogos eletrônicos para descrever um fenômeno que ocorre quando um jogador se move rapidamente em um ambiente virtual e o servidor do jogo não consegue acompanhar a velocidade do jogador, resultando em um efeito de “borracha” que o puxa de volta para a posição anterior. Esse efeito pode ser frustrante para os jogadores, pois interfere na sua experiência de jogo e pode até mesmo prejudicar seu desempenho.

Como funciona o Rubber banding?

O Rubber banding ocorre devido à latência na comunicação entre o cliente (o dispositivo do jogador) e o servidor do jogo. Quando um jogador se move rapidamente, o servidor pode não receber as atualizações de posição do jogador a tempo, resultando em um atraso na sua movimentação no jogo. Para corrigir esse atraso, o servidor “puxa” o jogador de volta para a posição anterior, criando o efeito de Rubber banding.

Impacto do Rubber banding nos jogos

O Rubber banding pode ter um impacto significativo na jogabilidade dos jogos online, especialmente em jogos de ação e competição. Quando um jogador é afetado por esse fenômeno, sua capacidade de se movimentar e reagir rapidamente é comprometida, o que pode resultar em perdas de combate, pontuações mais baixas e frustração geral por parte dos jogadores.

Como evitar o Rubber banding

Para evitar o Rubber banding, os desenvolvedores de jogos precisam implementar medidas para reduzir a latência na comunicação entre o cliente e o servidor. Isso pode incluir a otimização do código do jogo, o uso de servidores mais poderosos e a implementação de algoritmos de previsão de movimento para compensar a latência. Além disso, os jogadores também podem tomar medidas para melhorar sua conexão com a internet e reduzir a latência durante o jogo.

Exemplos de Rubber banding em jogos populares

O Rubber banding é um problema comum em muitos jogos online populares, especialmente em jogos de corrida e tiro em primeira pessoa. Jogos como “Fortnite”, “Call of Duty” e “Rocket League” já foram criticados por apresentar esse fenômeno, o que levou os desenvolvedores a trabalhar em soluções para reduzir o impacto do Rubber banding na experiência dos jogadores.

Conclusão